Seapi recebe 205 tablets via convênio com Ministério da Agricultura

Regional Alegrete foi a primeira a receber seus tablets
Regional Alegrete foi a primeira a receber seus tablets - Foto: Fernando Dias
Por Elaine Pinto

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) iniciou nesta quinta-feira (10/10) a distribuição dos 205 tablets adquiridos por meio de convênio firmado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os equipamentos têm por objetivo auxiliar o trabalho das equipes de vigilância da Secretaria na coleta de dados para os aplicativos Epicollect, Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS) e Inspeção a Campo.

Cada uma das 15 Supervisões Regionais da Secretaria terá um tablet, bem como as 149 inspetorias de defesa agropecuária. Tablets também foram entregues à gestão central e a programas de fiscalização, como a vigilância ativa de aves, os Programas Sentinela e Guaritas. A Regional Alegrete foi a primeira a receber seus equipamentos, um para a Supervisão e oito para as inspetorias em sua área de atuação. O valor total do investimento foi de R$ 462.787,50, parte de R$ 2,5 milhões disponibilizados pelo convênio.

“Temos uma ação integrada com o Ministério em todas as frentes, e um bom exemplo foi a contenção do foco de Newcastle em julho. É extremamente importante qualificar a ponta, a qualificação tem nos levado a provar que temos um sistema seguro de vigilância e sanidade”, disse o secretário Clair Kuhn.

“A colaboração entre o Ministério e a Secretaria se expressa em diferentes níveis, desde a área técnica até a gestão. É a compreensão que temos sobre a importância deste trabalho para as atividades agropecuárias, que marcam questões econômicas, sociais e que inclusive se refletem na identidade cultural do estado”, destacou o superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, José Cleber Dias de Souza.