Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Produtores de arroz já podem se inscrever no Selo Ambiental 2024/2025

Publicação:

Inscrições estão abertas até 31 de dezembro
Inscrições estão abertas até 31 de dezembro - Foto: Irga
Por Ascom Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) já está aceitando inscrições para a edição 2024/2025 do Selo Ambiental de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul. Os produtores interessados em participar podem procurar os Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia até o dia 31 de dezembro.

O regulamento está disponível no site do Irga (clique aqui). Além das informações detalhadas sobre o processo de participação, o produtor encontrará no link também as planilhas em Excel, que devem ser preenchidas e encaminhadas na hora da inscrição. É fundamental que o empreendimento ou orizicultor seja cadastrado junto ao Irga e não tenha recebido nenhuma infração ambiental ao longo de 2024.

Como nas edições anteriores, as lavouras inscritas passam por três etapas: 1) habilitação; 2) vistoria técnica e auditoria; 3) julgamento. A primeira etapa consiste nas inscrições dos produtores e empresas agrícolas. Na vistoria técnica e auditoria, um técnico do Nate/Irga fará a avaliação das condições dos empreendimentos inscritos. Na última etapa, o Comitê Gestor fará uma análise e o julgamento dos empreendimentos e, assim, será concedido o selo aos que cumprirem os requisitos necessários.

O Selo Ambiental permite ao produtor utilizá-lo nas embalagens do produto, nas notas fiscais emitidas e nas correspondências do produtor, ou empresa agrícola, durante o período de comercialização da produção da safra correspondente à concessão da distinção.

O selo foi criado pelo Irga em 2008 e tem como objetivo principal promover a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de arroz irrigado. Além de garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado. Também, melhorar a gestão da propriedade rural, reduzir custos agregados ao processo produtivo, contribuir para agregação de valor ao produto e incentivar a produção de arroz dentro dos princípios da segurança do alimento.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação