Previsão de amplitude térmica e tempo estável nos próximos dias no Estado

Chuva acumulada set
-

A previsão para os próximos quatro dias no Rio Grande do Sul será marcada por amplitude térmica e tempo estável na maior parte do período. É o que indica o Boletim Integrado Agrometeorológico 36/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (6/9): com a atuação de uma crista em altos e médios níveis atmosféricos, associada ao avanço do anticiclone migratório em superfície em direção ao Oceano Atlântico, há risco de geada sobre o estado, especialmente nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Campos de Cima da Serra e em pontos isolados da Região Sul. Na maior parte das regiões, o tempo deverá ser estável, com temperaturas mais agradáveis ao longo do dia, apesar do aumento da nebulosidade na Região das Missões, Fronteira Noroeste e Alto Uruguai, em função do aquecimento da superfície, e no Sul e parte da Campanha, devido à advecção de umidade oceânica no setor oeste do anticiclone migratório já mencionado.

Sábado (7/9): a configuração atmosférica em altos e médios níveis se repetirá em relação ao dia anterior, ou seja, haverá a influência de uma crista pouco intensa, mas suficiente para inibir o desenvolvimento de nuvens de chuva. Por outro lado, em baixos níveis, a intensificação do Jato de Baixos Níveis ao amanhecer transportará ar quente e úmido da Amazônia para o RS, promovendo a elevação das temperaturas e o aumento da nebulosidade ao longo do dia em todas as regiões. Apesar da nebulosidade, o tempo deverá permanecer estável.

Domingo (8/9): a Corrente de Jato em altos níveis se intensificará sobre o estuário do Rio da Prata, criando condições para o desenvolvimento de nuvens de chuva. Essa situação favorecerá a formação de um cavado em superfície entre o Paraguai e o Uruguai, desde a madrugada até o amanhecer, em conjunto com a intensificação do Jato de Baixos Níveis. Assim, haverá maior probabilidade de precipitação nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Nas demais regiões do RS, o tempo deverá continuar estável, com elevação das temperaturas ao longo do dia, devido ao aumento da nebulosidade.

A tendência para o início da semana é de tempo estável com variação de nuvens.

Segunda-feira (9/9): o tempo deverá continuar estável, apesar do aumento da nebulosidade sobre o estado, com temperaturas subindo gradualmente. No entanto, ainda pela manhã, há um pequeno risco de geada na Região dos Campos de Cima da Serra.

Terça-feira (10/9): o Jato de Baixos Níveis deverá voltar a atuar de forma mais intensa sobre o RS a partir da madrugada, transportando ar quente e úmido da Amazônia, o que aumentará a nebulosidade no estado. Apesar disso, o risco de geada permanecerá na Região dos Campos de Cima da Serra, com tempo estável na maioria das regiões e elevação das temperaturas entre a manhã e à tarde.

Quarta-feira (11/9): com o avanço do anticiclone sobre a Província de Buenos Aires e o Uruguai, o tempo deverá continuar estável, com leve declínio nas temperaturas ao longo do dia.

Os prognósticos apontam chuvas para a próxima semana ocorrendo entre o sul e o leste do estado. Os principais volumes esperados estão previstos para ocorrer entre o Litoral Norte, regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Metropolitana e dos Vales estes acumulados não devem ultrapassar os 30 mm, ficando entre os valores de 5 mm a 30 mm. Já na região sul as chuvas devem ficar entre 5 mm e 20 mm. As regiões da Campanha, Central e partes do Alto Uruguai os volumes esperados devem ser inferiores, não ultrapassando os 5 mm. Enquanto nas demais regiões não são esperados acumulados significativos.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.