Importância do registro de cultivos sensíveis a herbicidas hormonais na Secretaria da Agricultura é pauta em evento
Publicação:
O fiscal estadual agropecuário da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Juliano Ritter, abordou a importância dos produtores registrarem cultivos sensíveis a herbicidas hormonais no sistema da Seapi durante o 4º Encontro de Pecuaristas Familiares e o 2º Fórum da Agricultura Familiar de Uruguaiana. A palestra ocorreu no último sábado (9/11) no auditório do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) em Uruguaiana. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela prefeitura do município e reuniu cerca de 70 pequenos produtores rurais da região.
Ritter explicou como os agricultores devem proceder para fazer o registro da propriedade e dos cultivos sensíveis aos herbicidas hormonais, que são utilizados na região em cultivos de arroz irrigado, aplicados normalmente via área (aviação agrícola). “Falei sobre como proceder em caso de derivas, como fazer denúncias e quais as informações necessárias. Sobre a importância em cadastrar a propriedade na Inspetoria de cada município e posteriormente informar os cultivos”.
Segundo o fiscal, os cultivos sensíveis informados são a principal forma de prevenção às derivas, pois os mesmos ficam visíveis através de um mapa com livre acesso a todos os produtores, revendas e aviações. “Culturas que são afetadas pelo uso de agrotóxicos hormonais, como videiras, nogueira, oliveira, melancia, tomate”.
Mais informações
https://www.agricultura.rs.gov.br/propriedade-com-cultivos-sensiveis-herbicidas-hormonais