Ciclo de orientação sobre uso correto de agrotóxicos reúne mais de 130 produtores no litoral norte
Novo encontro ocorre dia 22 em São José do Hortêncio
Publicação:
O ciclo de palestras com orientações sobre o uso correto de agrotóxicos reuniu 138 produtores dos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Mampituba e Morrinhos do Sul entre os dias 9 e 12 de maio. Organizado pela regional de Osório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater, o evento contou também com representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, prefeitos, vereadores, sindicatos de trabalhadores rurais, empresas de revenda e responsáveis técnicos.
“É importante frisar que seriam 138 visitas técnicas que teríamos que realizar dentro do programa de educação sanitária e orientação ao produtor e que pudemos fazer em apenas quatro dias, reunindo todos no mesmo lugar”, destaca o fiscal estadual agropecuário Alonso Duarte de Andrade, responsável pelas capacitações. Segundo ele, o resultado foi muito positivo.
No encontro, foram abordados temas como a aquisição de agrotóxicos, armazenamento correto, importância do receituário agronômico, aplicação correta de agrotóxicos e logística reversa, que é o retorno das embalagens para descontaminação e reciclagem.
A próxima palestra está agendada para segunda-feira, dia 22 de maio, no CTG Estância do Hortêncio, em São José do Hortêncio, a partir das 19h.
Outros encontros devem acontecer nos municípios de Arroio do Sal, Tavares, Capivari do Sul e Terra de Areia ainda neste primeiro semestre.
O chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (DISA) da Secretaria, Rafael Friedrich de Lima, destaca que este trabalho é muito importante, e que conforme a demanda, será executado em outras regiões do Estado. “O produtor rural, principalmente, carece de informações sobre a legislação”, afirma Rafael.