10ª Abertura da Colheita da Cebola reverencia produto símbolo de São José do Norte

Abertura Colheita Cebola 2024
Evento contou com grande público - Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar
Por Prefeitura de São José do Norte e Ascom Seapi

Um dia inteiro dedicado a reverenciar e debater estratégias para melhorias da produção de cebola, produto que projetou São José do Norte no cenário nacional e internacional. Assim foi a 10° Abertura da Colheita da Cebola da safra 2024/2025, realizada nesta terça-feira (23/10), em evento que reuniu cebolicultores e instituições ligadas ao setor de diversos municípios da região Sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Representando a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) esteve presente o coordenador regional Marcus Vinícius Duarte, além da prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, o gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, o presidente do Conselho Municipal de Produção, Fábio Martins, o representante da Embrapa Clima Temperado, Marcos Eduardo Correa Antunes, o gerente da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Almir Kroger, além de demais autoridades.

O tema da colheita deste ano foi “O Resgate da Cultura Açoriana” e os organizadores explicaram que a escolha se deve ao envolvimento dos açorianos na história, no turismo, no cultivo da cebola, entre outros aspectos que consolidaram as características da cultura nortense.

Segundo dados da Emater, a atividade mobiliza aproximadamente mil produtores e abrange 1.550 hectares de cultivo, consolidando a região, e principalmente o município de São José do Norte, como uma das principais cadeias produtiva. O coordenador regional Duarte, destacou a importância da produção para o Estado e se colocou à disposição da região para auxiliar nos assuntos pertinentes ao agro.

Na ocasião, a prefeita Fabiany destacou a execução de políticas públicas que oportunizaram alguns avanços com vistas a melhoria do trabalho dos agricultores familiares, como a aquisição de retroescavadeiras para auxiliar as ações da Patrulha Agrícola, o que impulsionou não só a colheita da cebola, mas, também, a diversificação de culturas.

Durante a programação da abertura da colheita, teve palestra sobre Controle de Pragas na cultura da Cebola, proferida pelo agrônomo da Epagri/SC, Leandro Dellalibera Geremias. Já o tema O Mercado da Cebola para a Safra 2024/2025 foi o tema abordado pelo agrônomo da Epagri/SC, Daniel Schimit. A Indicação Geográfica da Cebola também foi o assunto da palestra da Embrapa Clima Temperado, além do tema do Turismo Rural, abordado pela extensionista da Emater/rs-Ascar Regional Pelotas, Natália Salvate Brasil.