Servidores da Seapi realizam treinamento em tecnologia de aplicação de agrotóxicos

Treinamento em Santa Maria contou com a participação de servidores do Departamento de Defesa Vegetal (DDV) de nove regionais - Foto: divulgação/Seapi
Por Ana Lúcia Miranda/Ascom Seapi Santa Maria

Nesta quinta-feira (26/09) servidores do Departamento de Defesa Vegetal (DDV) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram do segundo treinamento em tecnologia de aplicação de agrotóxicos, ministrado pela empresa terceirizada AgroEfetiva. A primeira edição do curso ocorreu na terça-feira (24/09), em Porto Alegre.

Em Santa Maria, o treinamento foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e contou com a presença de representantes das regionais da agricultura de Santa Maria, Rio Pardo, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Alegrete, Bagé, Ijuí e São Luiz Gonzaga.  A programação incluiu temas como identificação de pontas de equipamentos de pulverização, drones e barras eletrostáticas. As palestras foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Rodolfo Chechetto, da AgroEfetiva, e pelo professor Adriano Arrué Melo, do MITA (Manejo Inteligente em Tecnologia de Aplicação), da UFSM.

As aulas práticas e teóricas visam ampliar o conhecimento dos participantes para auxiliar na fiscalização da aplicação de agrotóxicos nas propriedades, especialmente em relação aos herbicidas de origem hormonal, que exigem especificações técnicas relacionadas ao equipamento utilizado, garantindo assim segurança e eficácia na aplicação.