Chuva deve dar trégua no fim de semana no Rio Grande do Sul

Chuva prevista (mm) de 26 de setembro a 2 de outubro de 2024

Os próximos dias serão marcados pelo retorno da estabilidade no tempo, pelo menos durante o final de semana. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico 39/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (27/9): com o deslocamento do anticiclone migratório logo após a frente fria do dia anterior, o tempo sobre o Rio Grande do Sul será marcado pelo retorno da estabilidade na maioria das regiões, onde as temperaturas deverão apresentar um declínio gradual no decorrer do dia. Apesar da tendência estável no tempo, durante o amanhecer, ao longo da Costa Doce, haverá condições para a ocorrência de nevoeiro sobre encostas e baixadas nas regiões Sul e Metropolitana devido à umidade oceânica transportada pelo vento do quadrante sul, ou mesmo precipitação de intensidade fraca.

Sábado (28/9): com o anticiclone migratório situado mais sobre o Oceano Atlântico, o tempo deverá seguir estável no Rio Grande do Sul e sem possibilidades de chuva. Por isso, as temperaturas serão mais agradáveis em relação aos últimos dias.

Domingo (29/9): a ação do Jato de Baixos níveis, no interior do continente, transportará ar quente e úmido da Amazônia para a Região do Cone Sul. Simultaneamente, a umidade oceânica proveniente do setor oeste do anticiclone migratório (localizado no litoral do Sudeste do Brasil, na ocasião) será transportada pelo vento de quadrante norte para a mesma região em questão. Apesar do aumento da umidade e da elevação nas temperaturas sobre o estado, o tempo deverá permanecer estável na maioria das regiões.

Segunda-feira (30/9): a mesma configuração atmosférica do dia anterior deverá se repetir, mantendo as temperaturas em elevação e a probabilidade para ocorrência de nevoeiro pré-frontal ao longo da faixa da Região da Costa Doce devido à intensificação de um cavado entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul.

Terça-feira (1/10): uma frente fria que se deslocará pelo oceano e se aproximará do estado, provocando chuva entre as regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Metropolitana.

Quarta-feira (2/10): a mesma frente fria ingressará sobre o estado, de fato, provocando precipitação de intensidade moderada a forte sobre as regiões Metropolitana, Serra e Campos de Cima da Serra. Neste sentido, as temperaturas deverão ter um declínio mais acentuado devido ao ingresso do anticiclone migratório.

Os prognósticos indicam chuvas de moderada a forte intensidade em toda a metade sul do estado, com volumes previstos entre 30 mm e 100 mm. Para o centro-norte, as chuvas devem ocorrer em menores quantidades, diminuindo gradativamente à medida que se avança para o extremo norte - os acumulados podem variar de 2 mm a 30 mm.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.